AUTOCONSCIENTE podcast

No. 35 - Esse nosso desejo de aprovação

No. 35- Esse nosso desejo de aprovação

Aguarde um pouquinho... Episódio sendo carregado

É legítimo a gente desejar ter a estima, o reconhecimento e o respeito dos outros. Até aí, tudo bem. Agora, nós não podemos depender da aprovação alheia para nos sentir bem conosco mesmos. O que vem do outro é sempre bem-vindo, mas não basta para nos preencher. O que nos preenche é o que damos a nós mesmos. A auto-estima tem que vir de dentro.

Citado neste episódio
Vídeo do bebê empilhando bloquinhos 

Dez exemplos de comportamentos que temos para obter a aprovação alheia

1. Dizer “sim” quando você gostaria de dizer “não”. Por exemplo, alguém lhe pede pra fazer algo que você não é a fim de fazer, algo que pode lhe sobrecarregar. E mesmo assim, você diz “sim”, porque não quer contrariar a pessoa, ou talvez queira contentar.

 

2. Se comprometer a fazer determinadas coisas para agradar ou socializar com os outros, sem avaliar se pode mesmo fazer aquilo. Depois você fica numa sinuca porque não dá conta.

 

3. Sentir-se arrasado, ou extremamente preocupado com o que os outros vão pensar, quando você erra, quando falha, quando recebe um feedback negativo.

 

4. Não dar feedback por atitudes inadequadas ou uma fraqueza que o outro tem, mesmo que seja para o bem dele. Você deixa de dizer o que pensa por receio de como o outro vai reagir, receio de que isso possa estremecer o relacionamento.

 

5. Concordar da boca para fora com a opinião ou a vontade do outro, enquanto internamente você discorda. Por que você não quer se indispor com ele, ou tem receio de como ele pode te interpretar. Você engole um sapo, mas não se posiciona.

 

6. Mudar ou suavizar sua opinião porque alguém discordou do que você disse. Você sente como se tivesse dado uma mancada e volta atrás, ou tenta consertar o que disse para amenizar a discordância do outro.

 

7. Dizer coisas para agradar, mesmo que o que você diz não seja totalmente sincero.

 

8. Pensar frequentemente em como está sendo percebido, o que os outros estão achando de você.

 

9. Fazer coisas com a intenção de chamar a atenção, se destacar. Talvez seja com a forma de se vestir, de se expressar, de se comportar. Talvez seja com os conteúdos que você posta nas redes sociais.

 

10. Orientar suas ações para obter o reconhecimento das pessoas, para ouvir que você é “o cara”. E aí você quer estar em todas, se envolver com tudo, saber tudo, acertar em tudo, ter um nível de desempenho absurdo, ser impecável.

 

Use os comentários se quiser compartilhar o que você faz para obter aprovação. Você pode postar anomimamente, basta não estar logado no Facebook. 

AUTOCONSCIENTE | Um podcast que entende você

Disponível também pelos serviços:

Copyright para Você Mais Centrado - Todos os direitos reservados